Se existe uma categoria de computadores que tenho “o pé atrás”, esta é a dos dispositivos móveis equipados com SoCs ARM, como é o caso dos smartphones e tablets. Diferente dos PCs desktops e notebooks, estes equipamentos vêm com o sistema operacional integrado ao hardware e não são projetados para serem administrados, tal como os sistemas operacionais tradicionais. Por exemplo, não podemos desinstalá-lo ou remover aplicações e componentes desnecessários. Pior ainda, se o fabricante do hardware não oferecer mais suporte e atualizações…
“iOS 16 Security and Privacy Features: Everything You Need to Know. Every iOS update adds new privacy and security features, and iOS 16 is no exception. Apple has added tools to make it easier to apply security updates, new Face ID capabilities, improvements to photo security, and more, with details on all of the new privacy and security options outlined below.”
— by MacRumors.
Por questão de segurança (para não dizer falta de confiança), utilizo tão somente os recursos essenciais oferecidos por estes dispositivos, já que não tenho o controle total do seu sistema. Para variar, também evito utilizar o sistema operacional Android por causa da sua fragmentação, além das indesejadas personalizações feitas por fabricantes e operadoras de telefonia. Só tolero o iPhone e seu sistema operacional iOS, em vista da boa qualidade destes aparelhos e dos fortes investimentos por parte da Apple para torná-lo excepcional. E falando nele…
O portal MacRumors publicou uma belo guia, no qual relaciona as diversas melhorias relacionadas a segurança e privacidade, para o sistema operacional iOS 16. Dentre as principais novidades, estão a verificação de segurança (projetado para facilitar a redefinição rápida de todos os dados e acesso à localização que concederam a outras pessoas), a reinicialização de emergência (um sistema de proteção que interrompe os compartilhamentos com todas as pessoas e aplicativos), o gerenciamento de compartilhamento (permite que você tenha uma visão geral do que está compartilhando, para que não possa ser rastreado ou monitorado) e a identificação de rosto em paisagem (o Face ID irá desbloquear o iPhone, independentemente de estar na orientação de retrato ou paisagem).
A seguir, também temos a resposta rápida de segurança (atualizações pontuais, sem afetar todo o sistema operacional), as permissões da área de trabalho (permissão explícita do usuário para as aplicações poderem acessar a área de transferência, para copiar e colar conteúdos), as chaves de acesso (senhas projetadas para substituir as senhas tradicionais, ao fazer login em um site ou aplicativo) e o modo de bloqueio (limita ou desativa estritamente a funcionalidade de muitos dos recursos do iPhone, além de bloquear aplicativos e sites). Por se tratar de um material ainda em construção, o portal também solicita um feedback dos leitores, caso estes possuam alguns questionamentos relacionados as melhorias para a segurança e privacidade publicados.
Definitivamente, teremos um sistema “seguro o suficiente”? Sei não… &;-D