Após longos meses de desenvolvimento (e testes), o novo sistema operacional Android 12 foi oficialmente lançado, com as habituais promessas de oferecer maior performance, melhor usabilidade, mais segurança, novos recursos e blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá! Apesar de não me empolgar muito em relação as “grandes novidades” que o marketing adora anunciar, por outro lado confesso que até gosto da falta das mesmas“inovações”, o que comprova o alto nível de amadurecimento alcançado por este sistema…
“Android 12, which starts rolling out on Pixel 3 and above today, delivers even more personal, safe and effortless experiences on your device. It features a totally reimagined and personalized user interface, new privacy features that are designed for your safety, and more seamless ways to get right into your gameplay or even switch to a new device. Here are a dozen of our favorite new features that are coming to Android 12…”
— by Google blog.
Acham exagero? Basta pegar os anúncios das edições anteriores, para vermos basicamente as mesmas descrições de melhorias! Por exemplo, o próprio Google já anunciou em outra oportunidade que o Material You representa a maior evolução do sistema em relação a sua interface, mas se “esquecem” de que fizeram um anúncio com a mesma pompa para o Material Design, na época do Android 5.0 (Lolipop). Na prática, o sistema “muda de cara” de tempos em tempos, para entregar basicamente a mesma usabilidade, embora sob “novas cores”…
Apesar disto, o sistema aparentemente está com uma interface mais fluída e com todos os seus elementos que a compõem de forma mais integrada, conforme a exibição mostrada pelo vídeo promocional, disponível na página oficial do sistema. Posso estar enganado, mas a impressão que eu tenho é que ele está cada vez mais parecido com o seu principal concorrente (apesar de suas particularidades): o iOS. Seja como for, o que importa é que temos um sistema que (ao menos) se reinventa e promove as mudanças de acordo com o momento e as tendências do mercado! Agora, se vai ser do agrado dos seus usuários, “são outros 500”…
Por fim, o mais importante: em ambas as páginas, não encontro informações relacionadas aos requisitos de hardware para a execução deste sistema! Mas conhecendo as tendências destas complexas peças de softwares crescerem e exigirem mais poder processamento, quantidade de memória e armazenamento, não me surpreenderei se alguns usuários reclamarem que o aparelho ficou mais lento com a atualização ou ainda, se mostrarem insatisfeito porque não foram contemplados pela atualização, sob a alegação de que seus dispositivos não possui os requisitos necessários para rodá-lo. Enfim, só nos resta aguardar para saber mais.
Só torço para que esta espera não leve muito tempo… &;-D