Bem, como instrutor oficial da Cisco Network Academy (academia SENAC-Rio), sou “suspeito” para falar das minhas (excelentes) impressões em relação as suas iniciativas, em prol da educação! Além do já conhecido e consagrado portal Netacad, a Cisco também promove eventos interessantes como o Learn-a-Thon e mais recentemente, a CiberEducação (no Brasil), além de outras soluções e recursos de infraestrutura, voltados para promover a educação em geral…
“Cisco is addressing the challenge with the worldwide launch of Skills for All, a bold step forward in our purpose-driven mission to power an inclusive future for all. Skills for All is a free, mobile-first program that delivers leading-edge adaptive and gamified learning experiences, including self-paced courses, interactive tools, and career resources that are designed by industry experts. If an individual is connected to the Internet with a mobile phone, they are empowered as a learner at Skills for All.”
— by Cisco Blogs.
A Cisco anunciou a Skills for All, uma ferramenta gratuita designada para ser acessada através de tablets & smartphones, com o objetivo de oferecer “experiências de aprendizagem adaptáveis e gamificadas de ponta, incluindo cursos individualizados, ferramentas interativas e recursos de carreira desenvolvidos por especialistas do setor”! Através dela, o estudante poderá desenvolver as habilidades e as competências necessárias, graças aos cursos disponibilizados pela plataforma, bem como ter acesso a ferramentas interativas e recursos orientados para a carreira profissional.
A ferramenta em questão foi projetada para se adaptar de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes, para oferecer uma plataforma que tem como base, as tecnologias de aprendizagem adaptivas, entregando recursos audio-visuais e de gamificação incorporada. Através dela, os estudantes poderão trilhar por um caminho de aprendizagem bem definido, o qual possibilitará prepará-los para conquistar empregos e oportunidades em áreas como a cibersegurança. Em breve, cursos voltadas para outras areas relacionadas como a infraestrutura e a automação, também serão adicionados à plataforma.
Por fim, a ferramenta irá propiciar o estabelecimento de conexões relacionadas a empregos, a certificações e aos recursos de carreira, já que ela também será apoiada por um mecanismo de correspondência, possibilitando alunos e ex-alunos encontrar oportunidades de empregos nas empresas parceiras e afiliadas ao programa. Na prática, as certificações (de nível mais básico) estarão mais acessíveis que as tradicionais (embora de maior peso) e os estudantes também serão reconhecidos não só pela obtenção de certificados, como também de selos e badges, os quais têm sido bastante requisitados pelos empregadores!
E tem gente que ainda acha que a Tecnologia vai tirar empregos… &;-D