Slackware, a mais antiga distribuição Linux em atividade, será atualizada!

Em 2002, após decidir em usar “de vez” uma distribuição GNU/Linux, escolhi o Red Hat 7.2 como a “distro padrão”, após ter realizado testes com outras disponíveis na época (fase clássica que todo usuário de Linux atravessa e que foi batizada por “ciranda das distribuições”). Até então, estava bastante satisfeito com o sistema; porém, desejava aprender mais sobre o seu funcionamento e por isto, comecei a me interessar por certas distribuições exóticas, como o Slackware, o Gentoo e posteriormente, o Arch Linux…

“Back in February Slackware 15.0 went into alpha, nine years since Slackware 14.0 made its debut or even five years since Slackware 14.2. Now Slackware 15.0 is up to its beta phase. In the two months since the alpha start, Slackware 15.0 has seen many package updates and is ready enough to be called beta. Slackware 15.0 Beta is using the GCC 10.3 compiler, a newer revision of the Linux 5.10 LTS kernel, and many other package updates like the newest KDE desktop components are available. More details on Slackware 15.0 Beta via Slackware.com.”

— by Phoronix.

Não me lembro se foi a versão 8.0 ou 8.1 que a utilizei pela primeira vez. Mas também, não ha como esquecer da “surra” que levei, para realizar todas as configurações necessárias e assim, deixar o meu PC desktop funcionando “redondinho” (na época, ele era dotado de um Pentium 3 de 800 MHz, 256 MB de memória RAM e 20 GB de armazenamento). Embora o processo de instalação tenha sido relativamente tranquilo, tive bastante trabalho para realizar todos os ajustes manuais, já que praticamente tudo era feito a partir da linha de comando. Tempos depois, não só consegui dominar a fera, como também aprendi bastante sobre o sistema e me tornei um grande fã de sua filosofia e simplicidade, batizada de KISS: “Keep It Simple, Stupid”!

Os anos se passaram, as distribuições amigáveis se popularizaram (com destaque para o Ubuntu), mais softwares passaram a ser desenvolvidos e por fim, as ferramentas de gestão de pacotes se tornaram mais eficazes, tornando o Slackware sob muitos aspectos, uma distribuição pouco prática e obsoleta para se manter, em comparação a elas. Por isso, adoteio Debian como a minha nova distro padrão, embora tenha passado rapidamente pelo Mandriva e ficado por uns tempos com o Xubuntu. Desde então, não tenho mais lido notícias a respeito do bom e velho Slackware. Para muitos (inclusive eu), esta antiga e tradicional distribuição iria em breve, “bater as botas”…

Então, me surpreendo ao saber pelo excelente portal Phoronix, que o bom e velho Slackware não só está em plena atividade, como em breve também será atualizado! Assim que for lançada a versão estável (no momento, se encontra em estágio beta), a distribuição trará os componentes tradicionais do sistema em suas versões mais recentes (como o kernel Linux 5.10 LTS, os ambientes gráficos KDE e Xfce, o servidor gráfico Wayland, o daemon de autenticação elogind e o compilador GCC), bem como vários outros pacotes adicionais. Mesmo não sendo mais a badalada distribuição de antigamente, ainda estamos falando do Slackware e todo o seu legado cultural que proporcionou aos linuxers clássicos… como eu!

Curiosos? Preparem uma VM no VirtualBox e dêem uma conferida! &;-D