Que há tempos, os fabricantes de silício desejam trazer SoCs dotados de CPUs ARM de alta performance, para equipar PCs desktops e notebooks tradicionais, isto muitos já sabem. No momento, a única empresa que conseguiu alcançar tal feito foi a Apple através das suas novas linha de MACs dotadas de SoCs customizados por ela mesma. Mas no que depender da Qualcomm, em breve este cenário vai mudar: a empresa anunciou o lançamento de um novo SoC capaz de rivalizar com as soluções da Apple e assim, se tornar o mais poderoso do mercado…
“The Arm-based Snapdragon X Elite is the successor to last year’s Snapdragon 8cx Gen 3 line of laptop chips, which recently got a name change to reflect the huge leap in performance for this upcoming generation. Powered by 12 Oryon cores, Qualcomm claims the X Elite provides up to two times faster CPU performance compared to Intel’s 13th-gen Core i7-1360P and i7-1355U processors while also drawing up to 68 percent less power.”
— by Engadget.
Eis, o novo Snapdragon X Elite! Dotado de 12 núcleos Oryon rodando a incríveis 3.8 GHz (podendo alcançar 4.3 GHz em modo turbo para apenas dois núcleos), a nova solução da Qualcomm promete uma performance 2x superior aos processadores Intel Core de 13a. geração (Core i7-1360P e i7-1355U, designados para os dispositivos portáteis), além de consumir tão somente 1/3 de energia! Inclusive, a unidade gráfica integrada irá manter o mesmo patamar em termos de performance, também sendo 2x superior em comparação as soluções integradas Iris Xe.
Já em comparação ao SoC Apple M2, a sua performance poderá alcançar até +50% de diferença, em picos rápidos no que concerne ao processamento de instruções multithread. Para alcançar este feito, os núcleos Oryon serão fabricados com base na litografia de 4nm da TSCM, dispondo de incríveis 13 bilhões de transistores. Já em relação a memória, o novo SoC será equipado com 42 MB de memória cache e irá suportar o padrão LPDDR5x, que por sua vez irá entregar incríveis 136 GB/s de largura de banda para a memória RAM. Por fim, a sua NPU será 4,5x mais potente que as soluções já disponíveis no mercado.
O novo SoC Snapdragon X Elite virá para substituir os SoCs Snapdragon 8cx Gen 3, que foram lançados no ano passado (2022), que por sua vez foram designados para os dispositivos ultra-finos. E diferente das soluções anteriores, as suas especificações técnicas realmente impressionam! Dentre os aspectos técnicos que mais achei interessantes, está o fato de não haver menção alguma em relação ao uso do design big.LITTLE, bem diferente das tendências em relação aos demais SoCs baseados no set de instrução ARM. Será esta, uma decisão inteligente?
Tal como São Tomé, só vou acreditar depois de ver (e comprovar)! &;-D