SoC MediaTek Dimensity 9000: será este, o mais poderoso do mercado?

Pelo visto, não! Há alguns meses, a MediaTek havia anunciado o seu (até então) novíssimo SoC Dimensity 9000, dotado de especificações técnicas de ponta, para enfrentar os demais SoCs disponíveis no mercado. No papel, de fato ele tem especificações bem interessantes: 1 CPU ARM Cortex-X2, 3 CPUs ARM Cortex-A710 e 4 CPUs ARM Cortex-A510, totalizando 8 núcleos baseados no set de instruções ARMv9, além de compartilharem entre si 14 MB de memória cache (8 MB de L3 e 6 MB do sistema). Por fim, ele será dotado de uma GPU Mali-G710, com 10 núcleos…

“MediaTek’s Dimensity 9000 system-on-chip (SoC) certainly isn’t lacking in hype and hyperbole. The top mobile chip in MediaTek’s stable is described as a “milestone of innovation,” and that “everything inside its super powerful – yet super power efficient – 4nm package screams flagship chip.” And indeed, this debuted as the world’s first 4nm mobile chip. As we stated when it was announced last November, the Dimensity 9000 is poised to not only leapfrog Qualcomm’s Snapdragon 888 and Snapdragon 888+ chipsets, but whatever might come next. We now know that what came next is the Snapdragon 8 Gen 1, another 4nm part.”

— by Hot Hardware.

Mas na prática, o cenário não é tão positivo para o Soc da MediaTek, se comparado com o seu principal concorrente: o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1! Apesar de ter especificações bem similares em relação as CPUs, o chip Snapdragon oferece uma melhor performance geral, conforme os resultados apresentados em vários benchmarks. Mas sei o que vocês vão dizer: “ah, os aparelhos designados para o mercado americano…” êpá, podem parar por aqui! Ambos foram testados através do smartphone Oppo Find X5, um dispositivo móvel de ponta fabricado pela empresa chinesa Oppo, que oferece tanto um SoC Qualcomm Snapdragon quanto um MediaTek Dimensity, além de manter as demais especificações técnicas.

Em praticamente todos os testes, o SD8G1 (Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1) supera o D9000 (MediaTek Dimensity 9000), com margens que chegam a algo em torno de 25% na média ao seu favor. Em relação ao desempenho para a execução de instruções de IA (Inteligência Artificial), a diferença chega a ser brutal conforme mensurado pelo AITuTu: 2.7K vs 1.2K! O mesmo se dá em relação a parte gráfica, pois conforme mensurado pelo GFXBench, o SD8G1 também superou o D9000 em três medições realizadas (T-Rex, Manhattam e Aztec)! Nem a autonomia ficou de fora, já que através do PCMark Android Work 3.0, o SD8G1 obteve 890min, ao passo que o D900 ficou logo atrás com 816min. A excessão ficou por conta do AnTuTu 8 Benchmark, o qual apontou o D9000 com a melhor performance geral, seguido de dois smartphones dotados do SoC SD8G1 (um deles é o próprio Oppo Find X5).

Não sei dizer se a litografia teria um peso consideravel na performance destes SoCs (embora desconfie disto), mesmo apesar de ambos serem fabricados com base no processo de 4nm. Recentemente, a Qualcomm passou a utilizar a tecnologia da TSMC (N4) no lugar da Samsung (4LPE), por oferecer uma melhor eficiência energética, o que certamente irá possibilitar os aparelhos atingirem velocidades de clock mais altas, sem afetar o limite térmico pré-estabelecido (TDP). Até o presente momento, não tenho informações sobre qual empresa fabrica os SoCs da MediaTek. Mas no geral, estes resultados não podem ser vistos de forma negativa pela MediaTek, pois apesar de ficarem ligeiramente atrás do Qualcomm, eles são mais baratos e acessíveis, tornando os produtos baseados neles bem mais atraentes!

Mesmo assim, não compraria nenhum dos dois… &;-D