Soluções da Cisco para a Educação: conheça o portfólio!

Para mim (que fui prestador de serviços autônomo na área de TI durante a 1a. década deste século), não existe desafio maior que prestar serviços de consultoria e suporte, para as pequenas instituições e cursos técnicos. Além do orçamento limitado, ainda temos que lidar com a dificuldade de convencer aos seus gestores, a necessidade de realizar determinadas intervenções ou implementar tecnologias específicas, para o funcionamento da sua infraestrutura de rede local (que em geral, são bastante precárias)…

“That’s why we launched Cisco Designed for Education, our portfolio of secure and simple-to-deploy solutions designed with small schools, districts, and colleges in mind. We understand education: since 1984, we have helped thousands of schools to launch new technologies, upgrade their existing IT infrastructures, and build collaboration and digitization into their learning models.” — by Cisco Blogs.

A Cisco (maior fabricante de soluções para infraestrutura de redes), há tempos observa este mercado, seus impactos e tendências. Por isto, lançou uma seção especial em sua página oficial, intitulada “Cisco Designed for Education”. Lá, encontraremos um portfólio de soluções voltadas para a educação, projetadas com o objetivo de “proteger, simplificar e aprimorar a sua tecnologia hoje, para se preparar para a educação amanhã”! E se não bastasse a disponibilidade de soluções e recursos, ela também oferece financiamento (com juros mais baixos) e suporte, apesar de apelar para o uso de equipamentos remanufaturados.

Como profissional, confesso que muitas vezes ficava mais preocupado com o sistema de cabeamento estruturado e a qualidade das conexões (inclusive sem-fio), relegando para segundo plano os demais aspectos de uma boa rede. Mas agora, tendo acesso as informações referentes aos seus produtos e soluções, bem como as experiências de casos de uso e know-how da empresa, esta será uma bela oportunidade para realizar novos estudos e entender melhor a realidade delas. Quem sabe em um futuro não muito distante, até mesmo oferecer um leque de serviços diferenciado para estas instituições?

Pois se não houver uma infraestrutura boa e adequada para ensinar… &;-D