… muitos pensam, a escolha não é das mais fáceis! Por ser uma tecnologia relativamente nova em comparação com os tradicionais discos rígidos (ou “winchester”, se preferir), os SSDs são apontados como os sucessores dos HDDs e na grande maioria dos casos, são definidos como o sistema de armazenamento padrão dos novos PCs desktops e notebooks! Porém, mesmo deixando a desejar em uma série de aspectos técnicos, os HDDs ainda podem ser bastante úteis se utilizados para atender a determinadas necessidades ou casos de uso…
“There are several possibilities for computer storage devices, each with distinct capacities and applications. The fundamental role of all kinds is to store information, although there are distinctions that result in user preferences. One should be aware of the differences between drives, particularly between hard disc drives (HDDs) versus solid-state drives (SSDs). This article answers key questions, like the difference between HDDs and SSD, how each works, and the benefits and challenges of using each drive type.”
— by SpiceWorks.
Chiradeep BasuMallick (editor da SpiceWorks) publicou um artigo interessante sobre o assunto, no qual ele faz uma bela introdução sobre estas duas grandes tecnologias, além de fazer comparativos técnicos e detalhados entre ambas as unidades de armazenamento. A seguir, ele aponta as vantagens e desvantagens oferecidas por cada uma delas, além de promover explicações adicionais sobre os tópicos abordados. Por fim, ele descreve as aplicações ideais para cada uma delas, com base nas suas características e diferenças entre si.
Se por um lado os SSDs são a escolha ideal para aqueles que desejam a máxima performance, uma boa durabilidade (desde que sejam respeitados os seus limites), o baixo consumo de energia, o pouco espaço físico utilizado (principal requisito para os portáteis) e a capacidade de suportar cargas intensas de trabalho, por outro lado os HDDs ainda reinam quando o assunto é grande capacidade de armazenamento, baixo custo de aquisição e acessibilidade! Mas no geral, os SSDs se destacam na maioria das comparações feitas em relação aos HDDs.
Apesar de serem inferiores em termos tecnológicos, os HDDs ainda têm o seu espaço no mercado, em cenários onde o acesso esporádico e a capacidade de armazenamento são os principais parâmetros para a escolha da unidade ideal (a despeito da sua taxa de transferência e tempos de latência). Inclusive, acredito que as estações de trabalho atuais deveriam adotar um design híbrido, contando tanto com os SSDs para a instalação de sistemas operacionais e aplicações, deixando para os HDDs a responsabilidade de armazenar os dados do sistema.
Ao invés de ter que escolher, porquê não ficar com os dois? &;-D