Se você deseja entender como funciona um sistema operacional “por debaixo do capô” e aperfeiçoar o seu conhecimento técnico, não há escolha melhor para isto que os sistemas baseados em GNU/Linux (e isto não é “papo de crente linuxer”)! Devido a sua natureza aberta (graças a disponibilidade do código fonte) e o seu desenvolvimento colaborativo (por parte de diversos programadores ao redor do mundo), ele promove uma série de oportunidades para conhecermos mais a fundo o seu funcionamento…
“The Linux kernel’s frame-buffer device FBDEV subsystem has thankfully been on the decline over the past number of years thanks to the success of the more useful DRM/KMS drivers and having FBDEV compatibility emulation support. While not actively maintained, the FBDEV subsystem and some drivers remain within the Linux kernel and are used with some interest primarily in some legacy/embedded environments. The subsystem was orphaned while now a Linux kernel developer has stepped up to serve as its maintainer.”
— by Phoronix.
A principal delas é através da Linux Kernel Mailing List (LKML), uma lista de discussão na qual os colaboradores do mundo inteiro interagem, para promover anúncios, debates e discussões sobre desenvolvimento do kernel Linux, além de publicar trechos de códigos e correções para análises, para serem (ou não) integrados futuramente kernel Linux. Muitos sites, portais e blogs especializados, aproveitam as informações disponibilizadas pela LKML, para publicar notícias sobre o sistema em geral. Um deles é o Phoronix, que publicou uma interessante notícia sobre a manutenção do subsistema FBDEV, também conhecido popularmente como Linux framebuffer…
Este por sua vez, estava sem um mantendedor oficial há +5 anos, já que o suporte ao hardware para o kernel Linux evoluiu bastante nesta última década, possibilitando o amadurecimento dos drivers DRM/KMS para a exibição gráfica. Com isto, o subsistema FBDEV foi gradativamente perdendo a sua importância, já os novos drivers também possibilitavam emular para fins de compatibilidade, as funções providas pelo próprio FBDEV! No entanto, por oferecer um sistema gráfico mínimo no terminal Linux sem a necessidade de um servidor gráfico dedicado (e por consequência, consumindo menos recursos de hardware), este subsistema ainda tinha a sua importância em sistemas embarcados.
Helge Deller, desenvolvedor responsável pelo código da arquitetura PA-RISC do kernel Linux (além de outras contribuições) se ofereceu de forma voluntária, para servir como mantenedor do subsistema FBDEV. Ele fez uma requisição para a lista, para assumir esta função a partir do kernel Linux 5.17, já que em sua opinião, “a camada FBDEV é órfã, mas parece precisar de alguns cuidados”. Embora seja provável que este subsistema seja completamente eliminado em um futuro não muito distante (já que diversas requisições para isto foram feitas ao longo da década), ao menos teremos uma referência quando se tratar de submeter atualizações na árvore principal do kernel!
O subsistema FBDEV e os drivers VESA foram importantes numa época, em que muitos PCs desktops e notebooks possuíam GPUs & IGPs que não tinham drivers estáveis e funcionais para o Linux. Eu mesmo tive que fazer o uso deles, para botar muitas máquinas com IGPs da Via ou SiS funcionarem corretamente, mesmo apesar da perda de performance ocasionada pelo uso destes “drivers genéricos”. Mas como havia dito antes, os drivers (tanto proprietários quanto livres) evoluíram bastante e pelo fato de existirem apenas 3 fabricantes de GPUs & IGPs muito bem suportados (Intel, nVidia e AMD), confesso que nem mais me lembrava deles!
Mas algo me diz que o subsistema FBDEV (ainda) não vai morrer tão cedo… &;-D