Embora sejam vistos como boas ferramentas de produtividade, dispositivos móveis como tablets e smartphones jamais irão entregar as mesmas experiências que os PCs desktops e notebooks, embora ofereçam algumas vantagens interessantes como a mobilidade e a praticidade. O principal motivo está no fato de que esta classe de dispositivos não possuem um teclado físico, além de contarem com telas muito compactas para determinadas categorias de aplicações. Até dá para apoiá-los em um suporte e conectá-los a um teclado sem-fio, ainda assim…
“With the release of LibreOffice 7.6.3, the LibreOffice Viewer app for Android has been made available in the Google Play Store. LibreOffice Viewer is a lightweight version of LibreOffice for Android smartphones and tablets for viewing Open Document Format (.odt, .ods, .odp) and Microsoft Office (.docx, .xlsx, .pptx) documents. It is built on the same LibreOffice technology as the LibreOffice desktop app for Windows, macOS and Linux, so it displays documents in exactly the same way.”
— by LibreOffice blog.
Essenciais para um bom escritório, as suítes de escritórios fazem parte desta categoria de aplicações. Mas infelizmente, são poucas as opções designadas para os dispositivos móveis, além destas não entregarem boas experiências em termos de usabilidade. Ainda assim, existem algumas iniciativas que se esforçam para oferecer boas soluções ou ao menos, opções que ofereçam alguns recursos básicos. No caso do LibreOffice, uma edição designada para o sistema operacional, já se encontra disponível na loja oficial Google Play!
O LibreOffice viewer é uma edição que possui a mesma base de código da suíte que roda em sistemas operacionais tradicionais, como o GNU/Linux, Windows e macOS. Porém, ele é otimizado para suportar apenas o modo de visualização em diminutas telas LCDs, embora seja possível realizar a edição de documentos. No momento, estes recursos se encontram em estágio experimental e por isso, estão desativados (é possível ativá-los através das configurações da suíte, mas esta mudança não é recomendada para o uso em produtividade). Tal como a suíte tradicional, tanto os formatos de arquivos baseados no padrão ODF (Open Document Format) quanto os formatos do Microsoft Office, são suportados.
Embora outras versões do LibreOffice já estiveram disponíveis no Google Play em um passado não muito distante, elas já foram retiradas em vista da falta de manutenção e suporte. Por isto, a Fundação busca por voluntários que estejam interessados em manter esta edição em funcionamento, auxiliando no seu desenvolvimento e promovendo as melhorias necessárias para o software. Por fim, comentários e relatórios de bugs são bem-vindos para ajudar a comunidade a melhorar a qualidade do aplicativo (usem o canal oficial para isto).
Uma pena que o Packet Tracer para Android também foi deixado de lado… &;-D