Surface Laptop Go: um sério competidor para os Chromebooks?

Em outra oportunidade, havia dito que não sou fã dos Chromebooks, dada as suas limitações técnicas. Mesmo assim, acompanho os lançamentos feitos para esta classe de dispositivos, com a esperança de encontrar modelos interessantes, com uma boa relação de custo vs benefícios. Obviamente, se tais equipamentos não ofereceram a possibilidade de trocar o sistema operacional (por uma boa distribuição Linux), nem sequer me dou ao trabalho de ler os anúncios…

“Microsoft is today unveiling a new product in the Surface family; the Surface Laptop Go, designed as an entry-level variant of the Surface Laptop for a much lower starting price. Surface Laptop Go begins at $549, which nets you an Intel Core i5-1035G1 processor along with 4GB RAM and 64GB eMMC storage. Pricing and SKUs go up from there, with options for an 8GB RAM model with 128GB or 256GB of SSD storage, just like the Surface Go. Surface Laptop Go features the same great laptop design found on the Surface Laptop 3, but just a little bit smaller and lighter with an Aluminium lid and keyboard deck paired with a polycarbonate base.” — by Windows Central.

A Microsoft anunciou uma nova linha de notebooks Surface batizada de Go. Designada para o mercado de entrada, mas mantendo o mesmo “look-and-feel” das versões mais caras da série, esta nova classe de dispositivos oferecerá configurações até interessantes, como uma CPU Intel Core i5-1035G1, memória RAM que varia de 4 a 8 GB e armazenamento que vão de 64 a 256 GB. Complementa o pacote uma tela LCD de 12.45″ e formato 3:2 (1536×1024), além de um leitor de impressão digital e outros atribuitos habituais para esta categoria de portáteis, pesando apenas 1,11 KG! No entanto, com um preço de entrada de “apenas” US$ 549,00 e a disponibilidade de um sistema operacional travado como o Windows 10 “em modo S” estes notebooks poderiam realmente concorrer com os Chromebooks?

Acredito que não! Infelizmente, eles se situam como um “meio-termo” entre os equipamentos rodam o Chrome OS: os dispositivos de entrada são bem mais baratos, práticos e melhor alinhados ao que se propõem a fazer, apesar de ter especificações técnicas abaixo; já dos dispositivos de categoria premium, apesar de terem especificações técnicas superiores ao Surface Go, também são bem mais caros que este último. Resumindo, podemos considerar no máximo, uma opção para aqueles que não se sentem satisfeitos com a baixa qualidade dos Chromebooks de entrada, ao mesmo tempo que não querem pagar uma fortuna nos Chromebooks mais avançados. E de quebra, a disponibilidade de um sistema operacional que oferece mais recursos, apesar das travas impostas pela Microsoft no que concerna a instalação de aplicativos neste sistema.

Ainda assim, torço para que tenham um grande sucesso! &;-D