… quesito em sua linha de placas gráficas, sim! Apesar das novas nVidia GeForce RTX 4090 se destacar pela alta performance para o processamento de imagens em 3D, em altas definições, com riqueza de detalhes, grande quantidade de quadros e outros privilégios, elas também são “notáveis” (no aspecto negativo) em relação ao grande consumo de energia, além da geração de calor! No geral, ela consome algo em torno de 450 Watts e requer uma fonte de alimentação capaz de entregar pelo menos 850 Watts. E nem vou falar do “precinho”…
“With the imminent arrival of Nvidia’s GeForce RTX 4080 on November 16, some of Nvidia’s AIB partners have already begun releasing released product pages of its GeForce RTX 4080 models, including Asus, Gigabyte, and Galax. Unfortunately, not all of the AIB partner listings are here, but the few we have should give us a good insight into the GeForce RTX 4080’s form factor. Also, expect the GeForce 4080 to appear in our list of best graphics cards once the Ada Lovelace graphics card launches.”
— by Tom’s Hardware.
Por isto, NÃO tenho interesse (e apreço) pelas placas gráficas voltadas para o alto desempenho, em vista do alto custo, consumo e espaço ocupado, preferindo SEMPRE soluções intermediárias e até mesmo básicas! No entanto, também acompanho o lançamento de produtos que apesar de serem voltados para a alta performance, entregam uma excelente relação de custo vs benefícios, em vista de algumas concessões feitas em suas especificações técnicas! Este foi o caso da placa gráfica ATI Radeon HD 3830 lançada há muitos anos, a qual entregava uma boa performance para a sua categoria, apesar das reduções feitas no seu subsistema de memória RAM.
Pois bem: parece que este não será o caso da nVidia GeForce RTX 4080! Comparada com o modelo mais poderoso da série, ela oferece menos recursos de hardware (12 GB de memória RAM ao invés de 24 GB e barramento de 256 bits ao invés de 384 bits) e possui um desempenho consideravelmente inferior, justificando assim o preço mais em conta. Porém, acreditava que o consumo de “apenas” 320 Watts não só tornaria a relação custo vs benefício mais interessante, como também isto iria influenciar no design da placa, tornando-a mais compacta e elegante!
Infelizmente, ambas as placas irão adotar basicamente mesmas medidas! No caso da fabricante Asus, ela terá de dois modelos em seu catálogo (ROG Strix e TUF Gaming) que são idênticos as unidades RTX 4090, incluindo o design do cooler e o tamanho físico da placa. O modelo ROG mantém o mesmo tema vermelho, preto e azul e apresenta uma cobertura de GPU preta fosca e texto prateado, ao passo que o modelo TUF também faz o mesmo, com acabamento cinza e uma barra de luz RGB no canto superior direito. Basicamente, a Asus reutilizou os coolers da RTX 4090!
Em suma: teremos um trambolhão que além de feio, não “justifica” o seu tamanho!
Que pena! Ao invés de encolher, os novos PCs desktops designados para jogos vão “crescer” ainda mais em tamanho, pois além da necessidade de dispor de gabinetes espaçosos para acomodar estas novas placas gráficas, ainda teremos que levar em consideração o fato de que estas máquinas também precisarão de um sistema para a circulação do ar interno e assim, promover uma exaustão eficiente para a sua refrigeração. E o pior é saber que por causa destes gabinetes gigantes, muitos usuários leigos irão associar o tamanho com a performance destas máquinas!
Em tempo: recomendo as placas GeForce RTX 3060Ti e Radeon RX 6006 XT… &;-D