Teremos um novo sistema operacional “Amazon OS”, voltado para os…

… dispositivos da empresa? Segundo alguns rumores, sim! A Amazon produz e comercializa diversos dispositivos designados para a reprodução de mídia, para a assistência pessoal e para o entretenimento em geral, baseados em um sistema operacional Android customizado, para a atender aos propósitos da empresa. No entanto, o sistema não é otimizado o suficiente para ser executado nesta classe de dispositivos, o que levou o próprio Google a desenvolver o Fuchsia, o seu novo sistema operacional designado para ser mais simples…

“Development of the new operating system, which is internally known as Vega, appears fairly advanced. The system has already been tested on Fire TV streaming adapters, and Amazon has told select partners about its plans to transition to a new application framework in the near future. A source with knowledge of the company’s plans suggested that it could start shipping Vega on select Fire TV devices as early as next year.”

Lowpass.

Janko Roettgers (editor do Lowpass) trouxe várias informações correlacionadas sobre o assunto, reportando que há alguns anos a Amazon já explorava esta possibilidade, além do fato de um funcionário da empresa já ter postado sobre a possível existência de um novo sistema operacional chamado Vega, que por sua vez seria designado para concorrer com o iOS e o Android. Ele também notificou (com base no “ouvi dizer”) que centenas de pessoas já estavam trabalhando no novo sistema para ser a base dos seus dispositivos, destacando a chegada de um ex-engenheiro da Mozilla e especialista em JavaScript, para trabalhar no Alexa.

Acredita-se que o Vega (codinome não oficial) será um novo sistema designado para os dispositivos domésticos inteligentes da empresa, como são os produtos da série Fire TV e os monitores inteligentes da série Echo Show, ele irá substituir as versões do Android customizada pela própria Amazon, como é o caso do atual Fire OS 7 (baseado no Android 9). Segundo o funcionário (anônimo) em questão, a maior parte do sistema operacional já se encontra pronta, faltando apenas se focar no SDK e outros elementos essenciais para convencer os desenvolvedores a usá-lo. Obviamente, a empresa não confirmou oficialmente os boatos.

Segundo Roettger, a Amazon já teve algumas desavenças com o Google, em relação ao fato de usar o próprio Android em seus produtos, chegando ao ponto desta última pressionar os fabricantes de hardwares a não produzirem TVs inteligentes que adotassem as tecnologias da Amazon. Embora estas empresas tenham chegando a um acordo, na prática a situação em si não foi muito bem resolvida e por isto, a Amazon não só poderá se livrar destes conflitos de forma definitiva, como também irá ter um maior controle sobre o desenvolvimento do sistema designado para os seus produtos. E quem sabe, conquistar o seu próprio espaço no mercado!

Que seja bem-vindo, o novo sistema operacional “Amazon OS”! Eita… &;-D