Para cada nova geração de consoles que chega no mercado, a atualização do hardware é algo bem comum (e esperado), já que os fabricantes aproveitam a chance para realizar melhorias internas na arquitetura, reduzir custos de produção, corrigir defeitos técnicos ou até entregar um novo design, tornando o novo modelo mais interessante! Por isso, já era esperado que em algum momento, a Microsoft e a Sony planejem as devidas atualizações para os seus consoles…
“Microsoft may be planning to refresh its Xbox Series S console earlier than the Xbox Series X with AMD’s new 6nm APUs, alleges Moore’s Law is Dead. The leaker has posted a series of new info on next-generation consoles from Sony and Microsoft in which he discusses what he has learned and what he believes are going to be the strategies adopted by both console makers for their refreshed generation.”
— by WCCFTech.
Mas para o atual console Xbox Series S, parece que a história vai ser um pouco diferente: o novo modelo que irá substituir o atual, não só virá com um SoC da AMD baseado em uma litografia menor (6nm), como também irá oferecer mais recursos que a anterior! Através da nova litografia, será possível desbloquear 4 unidades computacionais disponíveis de sua GPU, o que poderá resultar em um desempenho próximo a 5 TFLOPs, em comparação aos 4 TFLOPs do console original. O Xbox Series X também terá uma nova versão revisada, mas até o presente momento, não existem comentários sobre alguma mudança em relação ao SoC.
O objetivo da Microsoft será colocar no mercado um equipamento para concorrer com o novo PlayStation 5 Slim, que deverá chegar ao mercado em 2022/2023. Além disso, ela tem observado que o número de jogadores que ativam a subscrição do Game Pass no Xbox Series S é superior ao do modelo X, o que acabou tornando este console o centro das atenções (o que para mim não é nenhuma novidade, pois já havia previsto que isto iria acontecer), já que ela agora quer focar nos serviços que oferece (GaaS). De qualquer forma, será necessário aguardar por informações mais concretas, pois até o momento se tratam de rumores.
Na geração anterior, o Xbox One S oferecia 1.4 TFLOPs em comparação ao 1.33 TFLOPs do modelo anterior. Isto se dava em virtude da necessidade de suportar novas tecnologias, como o HDR. No caso do novo Xbox Series S (caso os rumores realmente se confirmarem), presumo que o TFLOP extra deverá ser utilizado para prover suporte para o Ray-Tracing. Embora o recurso já seja suportado, nem todos os jogos que rodam no modelo X a 4K e com ele ativado, conseguem rodar no modelo S, mesmo este último limitado a resolução Full-HD, como é o caso de Control.
Também não irei me impressionar, se ele vier com 12 GB de RAM… &;-D