Tomb Raider Definitive Survivor: será esta, mais uma trilogia imperdível?

Já havia publicado uma coluna sobre a minha paixão por trilogias, que na minha opinião, é um excelente formato em todos os aspectos! Para os desenvolvedores, permitirá construir uma base e a partir dela, entregar uma saga consistente do início ao fim, além de incrementar com pequenas histórias relacionadas. Já para os vendedores, possibilitará criar diversos pacotes para a sua comercialização, desde a venda de jogos solo a trilogia completa, seja com a adição ou não dos DLCs. Por fim, será ótimo para o jogador, que terá bons títulos de jogos e conteúdos extras para curtir por bons preços…

“The Tomb Raider Definitive Survivor Trilogy has apparently leaked through the official Microsoft store. The trilogy was briefly listed on the official store and is supposedly targeting a release later this month on March 18th. As expected, the collection contains 2013’s Tomb Raider (Definitive Edition) reboot alongside its sequel from 2015, Rise of the Tomb Raider (20 Year Celebration edition), and the conclusion to the trilogy from 2018, the definitive edition of Shadow of the Tomb Raider.”

— by WCCFTech.

Até então, já tivemos excelentes jogos que foram relançados como trilogia, como a saga de Ezio Auditore (da IP Assassin’s Creed), bem como Bioshock (embora o terceiro título difere-se dos demais) e Máfia (com direito a um remake e uma remasterização); em breve, outras IPs consagradas também estarão disponíveis, como Mass Effect (que ainda necessita refinamentos na remasterização, em vista das limitações gráficas). Mas agora, chegou a vez dos mais recentes jogos Tomb Raider, os quais se destacam pelo reinício da série e contam as histórias de uma bela jovem e inexperiente Lara Croft!

Apesar de ser muito bem vinda, a nova trilogia é basicamente a reunião dos três jogos em um único pacote, a ser comercializado em formato digital pela Microsoft Store a partir de 18/mar (segundo um vazamento), além de prestar uma homenagem para os 25 anos de toda a saga (o qual também foi a minha primeira experiência com uma “placa aceleradora gráfica”). Embora tenha o suporte para as definições 4K e tecnologia HDR, infelizmente não há menções sobre otimizações para as novas plataformas de consoles, bem como o uso de técnicas de iluminação baseada em Ray-Tracing.

Já joguei estes três jogos da saga e curti muito (embora o primeiro tenha sido mais curto que os demais), além de já ter adquirido o primeiro em edição remasterizada para o Xbox One. E falando em plataforma, joguei cada um deles em um console diferente: o primeiro foi no PlayStation 3, o segundo foi no Xbox 360 e o terceiro foi no Xbox One. Como havia dito, seria legal que a nova trilogia fosse preparada específicamente para as novas plataformas de consoles, pois não só gostaria de revisitá-los com um visual repaginado, como também ganhar bons ajustes na mecânica e jogabilidade. Quem sabe, o primeiro dos três jogos pudesse até ganhar mais conteúdos? 😉

Agora, só nos resta torcer para que seja a vez de Dead Space… &;-D