Triste fim: smartphone iPhone 12 Mini talvez seja descontinuado

A partir do momento em que os smartphones de tela grande se tornaram os preferidos dos consumidores, uma pequena classe seleta de usuários (na qual estou incluso) acabou sendo deixada de lado, por preferir dispositivos menores e de fácil manuseio com apenas uma das mãos. Para esta categoria, as escolhas basicamente se resumiam a produtos de entrada (embora fosse possível encontrar alguns intermediários) e com especificações técnicas defasadas, se comparados aos lançamentos de top de linha…

“As per a report by Apple Insider, JP Morgan supply chain analyst William Yang has revised its 2021 iPhone build plan mix with a major impact on iPhone 12 mini. ‘Yang notes that given the seemingly weak demand for the iPhone 12 mini, the supply chain may stop producing it by the second quarter of 2021,’ said the report. In this note, Yang has reportedly included a much higher percentage of iPhone 12 Pro models. At the same time, Yang has also claimed that the iPhone 12 models are likely to see a drop in build number.”

— by Gadgets Now.

Por isso, o iPhone 12 Mini ganhou uma atenção especial da mídia, por ser um dos poucos (senão o único) smartphone top de linha compacto, a ser oferecido para esta classe de usuários. Tal lançamento gerou um impacto tão grande, que os demais fabricantes também chegaram a considerar o lançamento de modelos compactos. Mas contrariando todas as expectativas, as vendas do novo iPhone 12 Mini ficaram bem abaixo do esperado, se comparado com os demais modelos. Por isso, existe uma boa possibilidade dele ser descontinuado a partir do segundo trimestre de 2021, segundo um analista da cadeia de suprimentos da JP Morgan, empresa líder global em análises e serviços financeiros.

Dentre os motivos da baixa recepção, está no fato de que os smartphone estão se tornando dispositivos universais para a execução de várias tarefas, que vão desde a consumir conteúdos a editar documentos. Para atender a estas (e outras) necessidades de forma satisfatória, o tamanho da tela e a duração da bateria são fatores importantes a serem considerados, e justamente por causa do tamanho diminuto do smartphone, o iPhone 12 Mini deixa a desejar nestes quesitos. Em tese, são poucos os usuários que desejam dispor de um aparelhinho caro, para o uso ocasional e em tarefas mais limitadas.

É interessante notar que, apesar de dispor de um corpo maior e uma tela menor, o iPhone SE 2020 não é citado nas análises e até o presente momento, as vendas deste aparelho têm sido altas, chegando a ocupar altas posições nos rankings dos aparelhos mais vendidos. Então, podemos levar em consideração o fato do iPhone 12 Mini ser um “elo perdido” entre a linha de entrada e compacta (iPhone SE) e principal (iPhones 11 e 12)? Será que sob o ponto de vista desta classe de usuários, mais vale à pena comprar o iPhone SE 2020 em vista do bom custo vs benefício, ao invés do caro e sofisticado iPhone 12 Mini, que por sua vez custa quase o dobro do preço?

Se já não bastasse o alto preço, ainda terei dificuldades para encontrar o iPhone 12 Mini, se eu decidir comprá-lo em um futuro não muito distante? Espero que não… &;-D