Há +10 anos (17/dez/2011), a Sony resolveu apostar no lançamento de um console portátil “à frente de sua época”, o qual prometia trazer uma generosa variedade de jogos, que por sua vez iam dos clássicos títulos casuais encontrados nos dispositivos móveis da época, aos grandes títulos AAA encontrados somente em PCs e consoles de última geração: eis, o PlayStation Vita! No entanto, devido a uma série de decisões ruins da própria empresa (poucos grandes jogos, cartões de memória proprietários, falta de investimentos), o novo console acabou se tornando um grande fracasso em termos de vendas, tornando o dispositivo um belo fiasco…
“A decade ago today saw the Japanese release of Sony’s last dedicated gaming handheld, the PlayStation Vita. It wasn’t quite as popular as its predecessor the PlayStation Portable (or its main rival the Nintendo 3DS), and Sony is still trying to bring its gaming experience to mobile, but the Vita still holds a special place in the hearts of those who owned one. At Engadget, that’s Nathan Ingraham and Devindra Hardawar, who have both extolled the virtues of the system in our internal Slack many times over the years (yes, I checked).”
— by Engadget.
Dotado de uma tela OLED de 5″ (960×544 pixels), um SoC dotado de uma CPU ARM Cortex-A9 MPCore (4 núcleos), uma GPU PowerVR SGX543MP e 512 MB de memória RAM, o equipamento prometia entregar uma qualidade gráfica equivalente a algo “entre o PlayStation 2 e 3”, além de oferecer recursos audio/visuais para promover a realidade aumentada para determinados jogos. O PlayStation Vita também possuía uma excelente construção e era dotado de um design espetacular para a sua época, embora a bateria oferecesse apenas 2 horas de autonomia para o uso mais intenso. Mas infelizmente, a Sony cometeu uma série de vaciladas estratégicas, as quais acabaram comprometendo as vendas deste belo console portátil!
Apesar de tudo, ele se tornou um dispositivo venerável para muitos jogadores e a Engadget aproveitou a oportunidade, para publicar as impressões gerais de seus dois colunistas, que também foram felizes donos de um PS Vita: Nathan Ingraham e Devindra Hardawar! No geral, eles elogiaram bastante os recursos de hardware oferecidos pelo portátil, bem como relataram os seus apreços para alguns dos principais jogos exclusivos, como Gravity Rush, Modnation Racers e Persona 4 Golden, além de outros casuais de menor expressão. Apesar do seu fracasso comercial, o PS Vita foi uma excelente plataforma de jogos e se a Sony tivesse tomado decisões melhores em relação aos seus produtos e serviços, talvez hoje ela estaria concorrendo em pé de igualdade com o Nintendo Switch.
Também fui um dos que apostaram na plataforma, adquirindo o console em abr/2012 e uma série de bons jogos. Os meus títulos preferidos foram Assassin’s Creed: Liberation, Call of Dutty: Desclassified, Dungeon Hunter: Alliance, God of War: Collections, Gravity Rush, Minecraft, Killzone: Mercenary, Modnation Racers, Resistance: Burning Skies, Sly Cooper: Thieves in Time, Uncharted: Golden Abyssm e Unity 13. Mas em vista da escassez de jogos FPS e os seus altos valores (que em geral, não saíam por menos de R$ 150,00), acabei desistindo dela em meados de 2015, pois na época havia adquirindo um Xbox 360 Slim para fins de testes, o qual me surpreendeu positivamente pela grande quantidade de jogos a valores bem mais acessíveis! Ainda assim, amei este console!
Agora, só resta torcer para o sucesso do GPD Win 3… &;-D