Na minha opinião, o Windows 10 se tornará um sistema especial, não em vista da sua concepção “diferenciada” (já que se tornou uma plataforma orientada a serviços), mas sim pelo fato de que o seu sucessor possui alguns requisitos de hardware, os quais serão somente atendidos pelos computadores mais recentes. Por isso, acredito que teremos muitas máquinas mais antigas ainda em funcionamento por alguns anos, por oferecerem uma performance satisfatória para os softwares atuais (e nem todos pretendem trocar de máquina agora)…
“It’s the time of the month that Microsoft rolls out updates to all supported Windows versions. That includes Windows 10, Windows 8.1, and those who have opted to pay for Windows 7 updates. As for Windows 10, the three latest versions – 2004, 20H2, 21H1 – that are fully supported are receiving the same cumulative updates, along with updates rolling out to certain older versions that are being supported for a specific set of customers.”
— by Neowin.
Tal como o Windows XP e o Windows 7, que são sistemas que alcançaram uma bela longevidade, certamente não será diferente para o Windows 10! Por isso, as atualizações regulares para ele receberão uma atenção especial, já que este sistema não receberá tantas atenções em relação ao Windows 11, o mais recente produto da Microsoft! E uma delas já chegou: o update de terça-feira (conhecidas popularmente como Patch Tuesday) deste mês (KB5005565) irá contemplar as sub-versões 2004, 20H2 e 21H1, trazendo as melhorias e as correções essenciais, para manter o sistema em perfeito funcionamento! Ao menos, é o que se espera…
Dentre as correções disponíveis, uma delas é voltada para mitigar uma falha de segurança do tipo zero-day encontrada recentemente (CVE-2021-40444), a qual possibilita um atacante criar um controle ActiveX, o qual irá se aproveitar de uma vulnerabilidade no mecanismo de renderização MSHTML e assim, afetar a suíte Microsoft Office. Para ser atingido por esta vulnerabilidade, basta apenas o usuário abrir um documento malicioso a partir dela. Tal vulnerabilidade é considerada grave pelo sistema de classificação do CVE, obtendo a pontuação de 8.8.
Outra correção está relacionada a instalações do Windows com a utilização de mídias personalizadas, a qual (se entendi direitinho) possibilita remover o antigo navegador WEB Microsoft Edge, mas não o substitui pelo novo Microsoft Edge. Se a eliminação completa do Microsoft Edge no sistema for realmente considerado um problema, confesso que iria gostar muito de contar com ela, caso fosse usuário deste sistema! Porém, os dispositivos que se conectam diretamente ao Windows Update para receber atualizações não serão afetados e por isto, terão que arrumar outra maneira de se livrar do Microsoft Edge! 8-0
Por fim, as edições mais antigas deste sistema (anterior a 2004) e que são suportadas apenas para algumas classes de usuários, como a 1909 (voltada para as linhas Enterprise, a Education, ou a IoT Enterprise), bem como a 1809 (suportada somente para os clientes beneficiados pelo Long Term Servicing Channel), também terão suporte para esta atualização. Para os demais caso, faz-se necessário realizar as atualizações cumulativas pendentes, para ter acesso as mais recentes atualizações do Windows 10.
E rezem para que elas não tragam inconvenientes… &;-D