Vai montar um novo PC para jogos? Que bom! Só não conte com as CPUs…

… da Intel de 13a. e 14a. geração! Os usuários estão relatando que estas CPUs da Intel (baseadas na arquitetura Raptor Lake) estão causando certos problemas de instabilidade e travamentos, durante a execução de determinados jogos. Dentre eles está a Alderon Games, uma publicadora que ficou tão “frustada” com os eventos em questão, que chegou ao ponto de publicar um aviso (dentro do próprio jogo) para os jogadores de Path of Titans, notificando que estas CPUs não são recomendadas para este jogo, além de redirecioná-los para um link que contém mais instruções para realizar a mitigação destes problemas…

“Alderon Games was one of the first publishers to share the extensive frustration Intel’s Raptor Lake instability has caused. Game crashes were so bad that it forced the game development studio to announce it would be putting in-game notifications in its title, Path of Titans, to warn its customers about the problem. A post by HXL on X has revealed this is the case. Path of Titans now notifies users about Raptor Lake instability when the game crashes on a Raptor Lake or Raptor Lake Refresh machine.”

— by Tom’s Hardware.

Quando o travamento ocorre, uma caixa de diálogo intitulada “Problematic CPU Detected” é exibida, notificando aos jogadores que a CPU detectada (descrevendo o modelo exato da unidade) possui problemas para rodar jogos baseados na engine Unreal 5, os quais podem ocasionar travamentos. Em seguida, o link que contém as instruções para a migitação dos problemas é sugerido e a partir daí, fica a critério deles acessarem para minimizarem os problemas de instabilidade.

Estes problemas trouxeram impactos catastróficos para a empresa, afetando diversos aspectos de seus negócios, desde seus PCs de desenvolvimento até seus servidores de jogos. Para se ter uma idéia da sua magnitude, ela também revelou que milhares de PCs que adotamestas unidades de processamento sofrem com problemas de travamento ao executar o jogo em questão. Inclusive, ela é a única que relatou uma taxa de travamento virtual de 100% entre suas máquinas Raptor Lake. Felizmente, a Intel já descobriu a causa destas ocorrências.

Ela alega que irá acabar com estes problemas de instabilidades para sempre, pois já havia descoberto que a causa está envolvida com as tensões elevadas, as quais podem causar uma degradação irreversível nestas unidades de processamento. A empresa irá fornecer uma nova atualização de microcódigo até meados de agosto para corrigir esse problema de tensão e evitar que peças não danificadas se degradem além do reparo. No entanto, parece que a questão vai muito além das tensões elevadas e por isto, a solução definitiva é colocada em cheque.

Se for comprar CPUs da Intel, que sejam da 12a. geração! Senão… &;-D