… nas interfaces dos sistemas operacionais da empresa? Eis, a realidade: cada classe de dispositivos oferece uma experiência de usabilidade única, de acordo com as suas características e particularidades, como é o caso dos PCs desktops & portáteis, tablets & smartphones e os dispositivos vestíveis. Por isto, as suas interfaces gráficas são definidas e personalizadas, de forma a potencializar ao máximo as suas capacidades, o que muitas vezes o tornam radicalmente diferentes entre si, mesmo que utilizem um sistema operacional de base comum…
“Apple Inc. is preparing one of the most dramatic software overhauls in the company’s history, aiming to transform the interface of the iPhone, iPad and Mac for a new generation of users. The revamp – due later this year – will fundamentally change the look of the operating systems and make Apple’s various software platforms more consistent, according to people familiar with the effort. That includes updating the style of icons, menus, apps, windows and system buttons. As part of the push, the company is working to simplify the way users navigate and control their devices, said the people, who asked not to be identified because the project hasn’t been announced. The design is loosely based on the Vision Pro’s software, they said.”
— by Bloomberg.
No caso da Apple, ela tem um belo ecossistema de dispositivos, que por sua vez possuem sistemas operacionais distintos, como é o caso do macOS (para os PCs e os portáteis), o iPadOS (para os tablets), o iOS (para os smartphones) e mais recentemente, o visionOS (para os headsets de realidade mista). Embora os headsets Vision Pro não tenham conquistado o sucesso desejado, o seu sistema operacional se destacou por fazer o uso de ícones de aplicativos circulares, com uma abordagem simplificada para janelas, painéis translúcidos para navegação e o uso mais proeminente de profundidade e sombras 3D. Tais experiências foram tão marcantes, que a empresa está considerando levá-los para os demais sistemas.
Diferente das demais empresas (que buscam a unificação das suas plataformas para as suas classes de dispositivos), a Apple mantém os seus sistemas separados, com base na crença de que assim poderá entregar melhores experiências de uso. No entanto, as diferenças entre as suas interfaces e seus elementos gráficos (ícones, menus, janelas, botões, aplicações, etc) podem acabar interferindo de forma negativa na sua usabilidade. Eis, a proposta da empresa: promover uma reformulação da aparência e interface dos seus sistemas, para torná-los mais parecidos e consistentes, com o design baseado no sistema visionOS.
O iOS 19, o iPadOS 19 e o maOS 16 receberão atualizações significativas até o final do ano, com ênfase nas reformulações para as suas interfaces gráficas, que por sua vez vão muito além de uma nova linguagem de design e ajustes estéticos. Acredita-se que estas atualizações certamente serão um grande destaque para a próxima Conferência Mundial de Desenvolvedores, embora tais possibilidades não foram confirmadas por um porta-voz da Apple (que se recusou a comentar sobre o assunto). Seja como for, teremos que esperar um pouco para saber mais.
Mudar para melhor, algo que já está muito bom? Como diz o velho ditado… &;-D