Na comunidade dos linuxers e entusiastas do Software Livre, existe uma velha máxima que contesta a afirmação de que o Tux “não é amigável”, mas reconhecendo que ele é “seletivo em relação as novas amizades”! Brincadeiras à parte, os sistemas GNU/Linux de fato não são tão amigáveis em comparação ao Windows (se é que eu gostaria de ter essa amizade), exigindo uma certa curva de aprendizado. Por isto, acredito que determinados perfis de usuários são candidatos perfeitos para testar o sistema, ao contrário da crença geral de que todos os usuários (do mais leigos aos mais avançados) podem usá-lo em suas estações de trabalho…
“Linux might not be for everyone, but if you’re a programmer, use older hardware, love desktop customization, and mostly use web apps or freeware, then Linux might be the perfect fit for you. That said, jumping into a new OS can feel intimidating. As such, I’d recommend you start with a dual boot setup or try Linux in a virtual machine and test it. Once you feel comfortable, you can transition to using it as your daily driver.”
— by How-To Geek.
Inclusive, esta crença é compartilhada com Dibakar Ghosh (editor do portal How-To Geek): em uma publicação especial, ele define 5 perfis de usuários que seriam excelentes candidatos para experimentar um sistema operacional baseado em GNU/Linux e caso eles gostem das experiências, adotar de forma definitiva uma distribuição em suas estações de trabalho! Na visão de Ghosh, os seus hábitos e particularidades acabam tornando-os alinhados aos pontos fortes do Tux, tornando estes sistemas operacionais perfeitos para atender as suas necessidades.
Dentre os perfis citados, estão os desenvolvedores e estudantes, em vista da sua grande quantidade e boa variedade de ferramentas, além do suporte para uma série de aplicações e a performance geral. A seguir, estão os usuários que possuem plataformas de hardwares antigas e que não são mais suportadas pelos sistemas operacionais modernos, as quais ainda podem ser usadas através destes sistemas. Por incrível que pareça, os usuários que utilizam as suas estações exclusivamente para rodar navegadores WEB, também podem se beneficiar destes sistemas operacionais, pois além de contar com os principais aplicativos do mercado, não precisam se preocupar com os bloatwares e outros adendos indesejáveis.
Falando em aplicativos, muitos usuários que já fazem o uso de softwres livres como o LibreOffice, o Krita, o Inkscape, o GIMP, o Blender e o Audacity, entre outros que também possuem edições compiladas para o Windows, encontrarão nas distribuições GNU/Linux o lugar perfeito para extrair o máximo daquilo que eles podem oferecer! Por fim, nem é preciso dizer que os usuários de mente aberta e que gostam de experimentar coisas novas, irão se sentir privilegiados em testar o Tux, já que este sistema oferece uma flexibilidade enorme para promover customizações, além de contar com vários ambientes gráficos disponíveis.
Apesar das vantagens & benefícios que os sistemas operacionais baseados em GNU/Linux podem proporcionar, eles não são indicados para todos os tipos usuários (especialmente os mais leigos). Além disso, aqueles que estão “acostumados” com o Windows e que desejam obter experiências de uso similares, também não se sentirão muito confortáveis com novas filosofias e abordagens, embora muitos ambientes gráficos tendem a oferecer algo bem próximo disso. Por fim, somente os usuários dotados de um certo nivel técnico (não confundam com avançados) terão recursos intelectuais suficientes, para realizar a administração destes sistemas.
De fato, o GNU/Linux é para poucos! Mas, não tão poucos assim… &;-D