… pareça, este não será um processo lá muito “trivial”! Não é que esta operação seja algo realmente complexa (pois não deveria ser); porém, por se tratar de um tipo de serviço pelo qual a empresa conta com a adesão de usuários (quanto maior o número deles, melhor será para atrair anunciantes e vender publicidades), em geral elas promovem uma série de dificuldades e empecilhos, para evitar que os usuários insatisfeitos cancelem a sua conta…
“Twitter can be a great tool to have at your disposal. The social networking site r can be a wealth of knowledge, a great way to keep in touch with people and a way to rekindle once lost connections. On top of that, Twitter can provide breaking news and hilariously funny content to everyday users. However, at times, Twitter can become a bit overwhelming and a large time waster. Whatever your reason, you’re here because you want to delete your Twitter account. This tutorial will explain just how to do so. Follow the steps below and you will learn how to delete your unwanted Twitter account.”
— by Laptop Magazine.
Por isto, um tutorial publicado por Dylan Lockwood (editor da Laptop Magazine) me chamou a atenção, pelo fato dele contar com longos passos (alguns com mais de uma instrução), para que possamos realizar a “proeza” de deletar uma conta no Twitter! Felizmente, para os usuários com pouco conhecimento técnico e/ou habilidade, estes passos são seguidos de capturas de telas, as quais certamente nos ajudarão bastante para nos localizarmos no ponto em que paramos.
Eis, uma lista resumida das instruções: 1) Fazer login e acessar para a sua página inicial; 2) Navegar até o canto inferior esquerdo da tela e acessar o link com a representação dos três pontos abaixo do emoji do seu perfil; 3) Após se localizar na página do seu perfil, acessar “Configurações e Privacidade”; 4) Acessar “Sua conta” na parte de cima da tela exibida; 5) Acessar o botão “Desativar sua conta” na parte de baixo da tela; 6) Após ler as instruções relacionadas a desativação de sua conta, acessar novamente o atalho “Desativar”; 7) Digitar a sua senha, para realizar a confirmação da exclusão; 8) Confirmar novamente a desativação da conta, através do atalho apresentado. Ao final do processo, o usuário será redirecionado novamente para a tela de autenticação.
Complicado, não? Pessoalmente, acredito que todo este processo poderia ser mais simples, reduzindo-se a quantidade de interações e minimizando as ações a serem tomadas, além de otimizar a apresentação das informações sobre a execução do processo, com a utilização de menos telas informativas para isto. Apesar destas empresas cumprirem com as leis gerais de proteção de dados (que garantem a exclusão de dados pessoais por parte dos usuários), elas dificultam bastante o processo, chegando ao ponto de forçar os usuários leigos a abandonar as suas contas, ao invés de excluí-las. O pior é que alguns portais de comércio eletrônico nem sequer oferecem esta opção, limitando-se a dizer que a conta será desativada a partir de um determinado período de inatividade!
Também não me surpreenderei, se tais empresas forem processadas… &;-D