Você sabia que existe até mesmo uma plataforma de IA de código aberto?

Para mim, a filosofia do Software Livre é tudo! Vai muito além de poder usar um sistema operacional espetacular, baseado no kernel Linux e nas ferramentas do Projeto GNU. Vai muito além de ter acesso a softwares de forma gratuita e sem maiores restrições de uso. Vai muito além de ter a segurança digital e a privacidade de dados garantida. O Software Livre promove não só a liberdade em todos os contextos possíveis, mas também garante a independência e a igualdade, além de uma série de outros benefícios econômicos e sociais…

“Many startups have entered the same space in an attempt to offer something different, something that can be of use to the masses. Many have succeeded in doing so, and some, not quite. However, there’s a new outfit in town called PIN AI, which is looking to “democratize on-device intelligence and empower users with complete control and ownership over their personal AI”. The PIN acronym is short for Personal Intelligence Network, and they are pitching their offering directly against the recently introduced Apple Intelligence.”

— by It’s FOSS News.

Embora seus princípios tenham sido inicialmente aplicados aos softwares, ele evoluiu para o hardware e agora, chegou a hora de aplicá-los também no campo da Inteligência Artificial: em vista da crescente adoção de tecnologias baseadas em IA generativa como assistentes pessoais para smartphones, uma empresa recém-fundada chamada PIN AI (Personal Intelligence Network) decidiu “democratizar a inteligência no dispositivo e capacitar os usuários com controle e propriedade completos sobre sua IA pessoal”. Para isto, contou com um robusto financiamento de US$ 10 milhões para a sua fundação, graças ao interesse de empresas como a Hack VC, a A16z Crypto CSX e a Nomad Capital, entre outras.

O seu principal objetivo é possibilitara execução do assistente pessoal (PIM) de forma exclusivamente local, diretamente no dispositivo do usuário (e não nas nuvens das empresas que o controlam, tal como acontece com os aparelhos que utilizam os sistemas Android e IOS). Graças a esta abordagem, o assistente poderá absorver todos os tipos de dados de contexto dos aplicativos & serviços existentes nos dispositivo em uso e a partir daí, processar os dados em um ambiente seguro para fornecer os recursos tradicionais de assistência.

No que depender de Davide Crapis (co-fundador da PIN AI), a organização pretende “construir” um movimento em direção a um futuro de código aberto, onde os assistentes pessoais de IA poderão trabalhar na plataforma da PIN AI, assim como os contratos inteligentes funcionam no Ethereum. E no que depender dela, irá proteger a liberdade do usuário de grandes gigantes da internet, além de recuperar o lucro de mais de US$ 100 bilhões obtido com o controle dos dados e da atenção do usuário e claro, irá devolvê-lo para os próprios usuários!

Pessoalmente, não “engulo” muito esta idéia de ser assistido de forma massiva, pelas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. Além de nos tornar mais dependentes dentro de um contexto geral, elas também trazem mais problemas e inconvenientes em relação a nossa segurança & privacidade. Por isto, considero como positiva a iniciativa da PIN AI e ao menos, irá resolver as questões relacionadas a segurança em geral. E por se basear nos princípios do Software Livre e de Código Aberto, ela ganhou ainda mais a minha simpatia e admiração!

Só espero que não apareça um monte de ramificações por aí… &;-D