Vocês sabem qual foi o documentário que (não) assisti nesta semana?

Seja ação, romance, terror, comédia, ficção, drama, suspense ou até mesmo animação, em geral todo mundo gosta de assistir um bom filme ou série de TV. No entanto, apenas uma pequena parcela de pessoas curtem os documentários! No curto período de tempo em que fui um assinante de TV a cabo, os meus canais preferidos eram justamente o Discovery e o History, em vista de uma série de documentários interessantes. E falando neles, um novo lançamento surgiu…

“Some things in the open-source ecosystem are absolutely foundational – they’ve shaped it into what we know today. One of the biggest is the Python programming language. And now, it’s giving its global community something a little different – and pretty exciting. A movie! Yes, that’s right. A brand-new film, Python: The Documentary, has just been released, tracing the story of the world’s most widely used programming language from its humble beginnings to its global dominance.”

— by Linuxiac.

Um novo documentário intitulado “Python: The Documentary” foi lançado, explorando a história da linguagem de programação Python, desde seu início humilde até sua posição como a linguagem mais utilizada no mundo. O filme de 90 minutos começa no início dos anos 90 em Amsterdã, onde Guido van Rossum a criou como um projeto paralelo. O que começou como um simples experimento se transformou em uma ferramenta essencial que hoje sustenta muitas das maiores empresas e tecnologias, incluindo inteligência artificial e ciência de dados.

O documentário apresenta uma variedade de vozes influentes, incluindo o próprio criador Guido van Rossum, juntamente com Travis Oliphant, Barry Warsaw, Armin Ronacher, Mariatta Wijaya e outros indivíduos notáveis que contribuíram para o desenvolvimento da linguagem. A produção tem o humor característico da comunidade de código aberto e além de focar em Python, oferece uma visão indireta e valiosa sobre a história do movimento de código aberto ao longo dos anos.

A publicação original destaca a importância de Python como um pilar fundamental no ecossistema de código aberto. O filme é descrito como um “verdadeiro deleite para assistir”, atraindo não apenas desenvolvedores, mas também qualquer pessoa interessada em tecnologia. A produção do documentário foi possível graças ao apoio de várias empresas de tecnologia proeminentes, como Anaconda, Dropbox, Meta, OpenTeams, JetBrains e Quansight.

Mas depois de ver, não vou fazer comentários para não dar spoiler… &;-D