Windows 11 poderá ser instalado em PCs que não cumprem os requisitos?

Lançado no final de 2021, o Windows 11 possui os seus requisitos de hardware como qualquer outra edição do sistema operacional já lançada. Porém, este se tornou o primeiro sistema a sofrer uma série de questionamentos por parte da mídia especializada, uma vez que ele poderia ser executado sem maiores problemas em hardwares mais antigos e/ou que não atendem a todos os requisitos definidos pela empresa. Mas, em vista de algumas informações confusas sobre esta questão terem sido publicadas pela própria Microsoft…

“Microsoft’s muddled messaging on Windows 11 hardware compatibility requirements has been causing confusion for its customers for the past three years. This week, a simple update to an old support article sparked a frenzy of breathless headlines proclaiming that the company had given up on those hardware compatibility requirements and would soon allow any old PC to upgrade. That’s not true. But it didn’t stop some tech-focused blogs from getting swept up in the confusion.”

— by ZDNet.

… acabou resultando em uma série de notícias em portais especializados, declarando que a empresa iria “permitir” a instalação do Windows 11 em PCs desktops que até então, não cumpriam os requisitos! Não exatamente: Ed Bott (editor do portal ZDNet) foi averiguar esta história e descobriu que este mito nasceu a partir de uma atualização de um antigo artigo de suporte, publicado originalmente no dia do lançamento do Windows 11. Embora fossem apenas pequenas e pontuais as edições feitas, elas acabaram gerando uma nova URL que por não possuir nenhuma referência para o artigo original, foram interpretadas como uma nova notícia por blogueiros que cobrem o cenário de Tecnologia.

Bott aproveitou o momento para analisar o artigo original, intitulado “Instalando o Windows 11 em dispositivos que não atendem aos requisitos mínimos do sistema”, comparando-o com o artigo derivado, no qual ele utilizou o Microsoft Word para encontrar as alterações feitas através do recurso de marcações. Dias depois, uma nova nota foi adicionada no topo da versão recém-publicada do artigo, a qual trazia detalhes sobre as implicações de instalar o Windows 11 contra a recomendação da Microsoft em dispositivos que não atendem aos requisitos de sistema para o Windows 11, onde a empresa recomendava fortemente para que os clientes voltassem a utilizar o Windows 10 imediatamente.

Em suma: os requisitos mínimos de sistema do Windows 11 permanecem inalterados!

Na minha opinião, as edições Home deveriam possibilitar a instalação do Windows 11 em plataformas que mesmo não atendendo a todos os requisitos, são capazes de rodar este sistema operacional sem maiores dificuldades, abrindo mão de alguns recursos que de qualquer forma, não fazem sentido para os usuários domésticos. Já para o uso corporativo, aí sim faria sentido estabelecer todas estas (e outras) restrições! Ou ainda, uma seção especial na ferramenta Configurações poderia exibir um relatório dos recursos e funcionalidades que não poderão ser usufruidos pelos usuários, em vista da estação não atender aos requisitos.

Sem contar ainda que poderá “descomplicar” a vida dos usuários (leigos)… &;-D