… nova edição? Diferente dos sistemas feitos para as estações de trabalho (os quais geralmente trazem boas mudanças cosméticas e muitas novidades para atrair o interesse dos consumidores), os sistemas voltados para o uso em servidores & datacenters são mais conservadores, em relação as inovações oferecidas. Por isto, (acredito que) a Microsoft resolveu promover ciclos de lançamentos mais curtos a partir do lançamento do Windows Server 2016, com o objetivo de trazer melhorias e inovações pontuais para o seu consagrado sistema operacional…
“Generally available today, Windows Server 2025 builds on our mission to deliver a secure and high-performance Windows Server platform tailored to meet customers’ diverse needs. This release will enable you to deploy apps in any environment, whether on-premises, hybrid environments, or in the cloud. (…) In an era where cybersecurity is of utmost importance (see the Microsoft Digital Defense Report 2024 and the Microsoft Threat Intelligence Healthcare Ransomware Report), Windows Server 2025 stands out with a suite of security features designed to safeguard your data and infrastructure…”
— by Microsoft.
Segundo a Microsoft, a nova edição do Windows Server terá avanços consideráveis para a segurança em geral, destacando-se as melhorias proporcionadas para o Active Directory, para o protocolo de compartilhamento SMB e para o recurso de delegação de contas de serviço gerenciadas (dMSA). Já em relação a Computação em Nuvem e redes híbridas, teremos o serviço de assinatura para “atualizações à quente” (habilitado pelo Azure Arc), uma integração mais fácil com o Azure Arc, os recursos multisite de rede definida por software (SDN), e o gerenciamento unificado de política de rede. Por fim, também veremos ganhos em relação a performance, a escalabilidade e ao processamento de IA, destacando-se o Hyper-V provendo suporte para a IA e aprendizado de máquina, melhorias de desempenho no uso de armazenamentos baseados no padrão NVMe e outras tecnologias relacionadas.
Entre outras melhorias pontuais, otimizações, correções, etc.
Nos dias 19 e 21 de novembro deste ano (2024), a Microsoft irá promover o evento Ignite em Chicago (EUA), o qual foi designado para divulgar as novidades relacionadas aos produtos e serviços da empresa. Para esta edição, teremos sessões sobre os novos recursos para clientes em versões existentes do Windows Server (2016, 2019, 2022 e 2025) e além disso, ela também deixa claro que os clientes do Windows Server Software Assurance (ou com assinatura ativa) poderão acessar as ferramentas de gerenciamento do Azure, como o Azure Update Manager, Azure Policy Guest Configuration, Disaster Recovery, Change Tracking and Inventory, entre outras novidades. Resumindo: propagandas é que não irão faltar!
E lá vou eu, trocar de PC só para poder rodar VMs com o Windows Server… &;-D