No mercado, existem basicamente 3 categorias de produtos: entrada, intermediária e avançada. Os produtos de entrada são designados para os usuários que possuem restrições financeiras, entregando uma performance razoável a um custo baixo, ao passo que os produtos intermediários entregam uma relação custo vs benefício bem mais equilibrada. Por fim, temos os produtos avançados que se caracterizam por entregar muitos benefícios, mas em troca de valores que para muitos não são considerados “razoáveis”! Então, o que pensar dos “entusiastas”?
“Look, if you’re going to dub a PC “BIG BOSS” then it better live up to the moniker with some serious firepower. At the very least, it should leave no question as to whether it can run Crysis or any other game. That said, we have absolutely no issue with MiFCOM, a PC builder in Germany, donning its latest fully-loaded workstation with the title of BIG BOSS or even stylizing it in all-caps. That’s because the BIG BOSS employs a whopping seven NVIDIA GeForce RTX 4090 graphics cards…”
— by Hot Hardware.
Os entusiastas se destacam por desejarem dispor de produtos que ofereçam benefícios acima de tudo, não se importando com os custos relacionados! No caso de PCs desktops e estações de trabalho, estas geralmente ostentam CPUs e GPUs de alta performance, consumindo bastante energia e exigindo sistemas de refrigeração sofisticados. Por isto, é comum encontrar configurações que utilizem CPUs com vários núcleos, além de adotar arranjos que geralmente combinam duas ou três placas de vídeo. Mas… 7 placas em um único gabinete? Foi exatamente isto o que fez a MiFCOM, uma loja alemã especializada em venda de computadores.
Ela oferece em seu catálogo de produtos o BIG BOSS, uma workstation dotada de 7 placas de vídeo Nvidia Geforce RTX 4090 e equipada com uma CPU AMD Ryzen Threadripper Pro 5995WX. Além disso, a máquina possui 128 GB de memória RAM DDR4-3200 ECC e armazenamento de 4 TB baseado no SSD WD Black SN850X, tudo isto montando em uma placa-mãe ASUS Pro WS Sage SE Wi-Fi II WRX80. Por fim, o sistema de refrigeração adotado é baseado em resfriamento à água (liquid cooler), além do equipamento ser alimentado por duas fontes de alimentação Super Flower Leadex 80 Plus Platinum, capazes de entregar 2.000 Watts de potência!
Para se ter um idéia da performance geral deste jumento equipamento, nem é preciso dizer que a Nvidia Geforce RTX 4090 é a placa de vídeo mais potente do mercado, superando com boas margens a sua principal concorrente: a AMD Radeon RX 6950XT! Se apenas uma placa de vídeo já é algo absurdo, imaginem contar com 7 delas? Já em relação ao processador, o AMD Ryzen Threadripper Pro 5995WX é baseado na boa arquitetura AMD Zen 3, além de dispor de incríveis 64 núcleos com suporte ao HT e rodando de 2.7 a 4.5 GHz, contando também com generosos 256 MB de memória cache L3. Até então, esta era a mais poderosa CPU disponível no catálogo da AMD, sendo superada apenas pelas linhas mais recentes baseadas na arquitetura Zen 4.
Obviamente, o BIG BOSS será destinado para o uso em aplicações que exigem uma capacidade de cálculo e processamento sem precedentes, como é o caso de mineradores de criptomoedas, de desenvolvedores de projetos em CAD, de artistas que precisam renderizar cenas em 3D fotorealísticas, entre outras aplicações do gênero. Em geral, esta classe de equipamentos não só conta com componentes de alta performance, como também dotados de uma qualidade de construção que possibilitam utilizá-los em situações que nenhum outro equipamento aguentaria e por isto, custam “os olhos da cara”! No caso do BIG BOSS, a MiFCOM pretende vendê-lo a 29 mil euros, o que seria equivalente a algo em torno de +/- 150 mil reais!
Não! Pois hoje, não vou fazer a (infame) “piadinha do Crisys”… &;-D