… trazer inovações bem interessantes para o mercado! Se é que existirá mesmo, uma nova geração: se antes, o salto de qualidade gráfica entre uma geração e outra era enorme, acredito que o mesmo não se pode dizer para a atual geração de consoles. Se compararmos os jogos lançados para os consoles Xbox One e Xbox Series, iremos perceber que as diferenças são apenas pontuais na maioria dos casos, algo bem diferente do que acontecia com os jogos lançados para o Xbox 360 e o Xbox One. Por isto, não ficaria surpreso em saber que muitos jogadores mal consiga perceber, ais diferenças entre os jogos da atual e da nova geração…
“The Xbox Series X|S generation has been a bit of an odd one. Microsoft’s Xbox console hardware sell-through has declined quarter over quarter for some time, but Xbox’s addressable monthly active user base has been skyrocketing – owing to the purchase of Activision-Blizzard. Armed with mobile games like Diablo Immortal, Candy Crush Saga, and Hearthstone, atop core games like Call of Duty, World of Warcraft, and Overwatch, Microsoft’s future in gaming is all but guaranteed. What has been a little less clear is Xbox’s plans for hardware.”
— by Windows Central.
Por isto que os consoles portáteis chegaram em um bom momento, já que mesmo dispondo de poucos recursos computacionais (se comparados aos PCs e até mesmo aos consoles), eles conseguem rodar os jogos modernos com uma boa desenvoltura e qualidade gráfica aceitável. E nestes tempos em que a plataforma Xbox está “comendo poeira” para a PlayStation, a Microsoft parece estar decidida a tirar o proveito da ascensão destes dispositivos para inaugurar uma nova era, no qual a marca Xbox será atrelada ao seu próprio console portátil! Inclusive, o codinome deste novo projeto já foi definido: se chama “Keenan”.
A Microsoft já está trabalhando com um fabricante de hardware OEM (como a Asus, a MSI, a Lenovo, a Razer ou outros), para lançar um portátil com a marca Xbox, tal como a Valve já faz com o Steam Deck. O dispositivo em questão terá uma “aparência inconfundível de Xbox”, além de ser capaz de rodar uma edição do sistema operacional Windows de forma completa. Especula-se que esta iniciativa irá promover a loja online Microsoft Store e a subscrição Game Pass. Seja como for, só saberemos mesmo no final deste ano (2025), caso os planos da empresa sejam realmente cumpridos e o console seja lançado conforme programado.
Há +13 anos, a Sony também fez uma jogada bem parecida, através do seu console portátil PlayStation Vita (2011). Na época, o objetivo não era trazer mais um aparelho para competir no segmento de consoles tradicionais, mais sim se posicionar como uma alternativa interessante para o mercado de jogos para dispositivos móveis, onde os smartphones estavam se consolidando, apesar de suas limitações em termos de jogabilidade (jogar sem os controles analógicos). Mas apesar do excelente potencial do hardware, a plataforma deixou a desejar sob diversos aspectos: falta de jogos de alto nível, preços altos, etc.
Será que a Microsoft irá cometer os mesmos erros que a Sony? Veremos… &;-D