Se existe um serviço que me fez repensar (de forma positiva) na maneira de lecionar, esta é a webconferência! Até então, não era muito fã das ferramentas disponíveis no mercado, em vista das limitações impostas para a interação com os demais “presentes”. Como instrutor de TI, acompanhar os estudantes “de perto” é fundamental para garantir o seu aprendizado, já que podemos avaliar de forma mais precisa as suas dificuldades, através de suas expressões (corporais) e outras reações típicas daqueles que “não estão entendendo nada”…
“Zoom has introduced new features to enhance hybrid learning in the education sector. At the CoSN2022 national conference, Zoom announced new Zoom Chat and Meetings features to aid in remote teaching and work sharing. The key updates relate to virtual backgrounds and blur for Chromebooks, breakout rooms, Chat, Waiting Room, and Anywhere Polls. Johann Zimmern, Global Education Strategy Lead, Zoom, said…”
— by UC Today.
Porém, passei a realizar algumas mudanças em minhas metodologias de trabalho, trabalhando melhor na apresentação dos tópicos a serem abordados, nas abordagens e inspeções para certificar-se do aprendizado e por fim, até mesmo aplicando as atividades práticas e realizando as pausas, de forma estratégica! Com o passar do tempo, não só pude prover uma maior qualidade de aprendizado nas minhas aulas online, como elas também influenciaram até mesmo as aulas presenciais! Por isso, passei a acompanhar a evolução destas ferramentas e (pasmem) a gostar mais desta modalidade de ensino. E o Zoom é uma delas (apesar de não usar muito)!
Através de Johann Zimmern (líder de estratégia de educação global), o Zoom anunciou na conferência americana CoSN 2022, um conjunto de atualizações para a sua plataforma de webconferência, a qual irá realizar a adição de novos recursos de bate-papo e reuniões, para aprimorar o aprendizado híbrido no setor educacional, além de auxiliar no ensino e trabalho remoto. Elas foram feitas, em vista das solicitações de várias instituições educacionais, como as escolas públicas do Condado de Clayton na Geórgia, as quais possuem +52.000 alunos.
Dentre as melhorias promovidas na plataforma, estão: a utilização de planos de fundo virtuais e desfoque para Chromebooks; a criação e o compartilhamento de áudios e vídeos, para as salas de breakout e os canais de bate-papos fora da reunião; a renomeação dos alunos em uma sala de espera, para facilitar o registro de presença e identificação do gênero; a aprimoração das ferramentas de enquetes, para que possam ser utilizadas de qualquer lugar e separadas por reuniões individuais e assim, possibilitar os professores a reutilizarem-nas.
Será que o Zoom se tornará tão bom (ou melhor) que as demais opções?
Como utilizei o Zoom pouquíssimas vezes, será um pouco difícil de mensurar na prática, os ganhos promovidos pelas atualizações de sua plataforma. No momento, tenho utilizado mais o Teams (Microsoft) e o Webex (Cisco), em vista do fato de trabalhar para o SENAC Rio e ser um instrutor oficial da plataforma Cisco Netacad, além de ocasionalmente participar dos eventos promovidos pelo programa Cisco Champions. Para variar, também confesso que estou “com o pé atrás” em relação ao Zoom, já que recentemente ela também teve alguns problemas relacionados a segurança do usuário e leis de proteção de dados.
Ainda assim, vou experimentá-lo. Até lá… &;-D